Ter filhos… Preciso mesmo pensar nisso agora?!

Hoje concluí mais uma fase do meu tratamento: a preservação dos meus ovários!

O que isso tem a ver com câncer e quimioterapia? Muita coisa.

FullSizeRender-3Se alguém está em tratamento quimioterápico, com certeza irá passar por várias especialidades médicas para tratar das inúmeras reações que seu corpo irá manifestar nesse momento. No meu caso, por enquanto, já visitei os consultórios de mastologia, oncologia, dermatologia, ginecologia, proctologia, odontologia, vascular e oncogenética.

No tratamento do câncer de mama, além dos medicamentos utilizados para reduzir/destruir o nódulo e impedir metástases, existem alguns outros que são administrados nas pacientes para evitar/diminuir outros efeitos colaterais muito importantes. Um desses efeitos pode ser irreversível, como o impacto na fertilidade, principalmente nas pacientes jovens e sem filhos.

A quimioterapia age em todo o corpo e pode acabar afetando o funcionamento dos ovários (reduzindo a quantidade e a qualidade dos óvulos) durante o tratamento ou até mesmo para vida inteira. Por isso, médicos orientam (ou, pelo menos, deveriam orientar) as pacientes a congelarem seus óvulos em clínicas especializadas. Como esse procedimento é bastante caro, existe outra opção: tomar uma injeção (a que eu tomo é o Zoladex) que bloqueia a produção de estrógeno, provocando uma menopausa temporária e preservando a fertilidade. Com isso, as pacientes têm mais possibilidade de desenvolver uma gravidez normal após concluir a quimioterapia. É claro que estar em menopausa forçada aos 29 anos de idade com todos os sintomas que ela tem direito não é nada fácil, mas já que os estudos mostram que o uso dessa injeção reduz em mais de 60% o risco de falha dos ovários, eu escolhi não contar com a sorte.

Se tenho o desejo de ter filhos? O câncer me fez parar pra pensar nessa pergunta.

A resposta eu já encontrei. Não tão cedo, nem muito tarde… apenas no tempo certo.

 

Anúncios

3 thoughts on “Ter filhos… Preciso mesmo pensar nisso agora?!

  1. Amiga querida tenho ctz que será curada ou melhor já está sabe pq? Essa sua fé, sua garra, sua luz ,não permitirão que essa doença seja maior que você e como tudo na sua vida (aliás já estive presente em tantos momentos) você tirará como já está de letra. Essa sua maneira de encarar tudo com sabedoria explicando tudo todos os passos a seguir e tudo com muita confiança e bom humor (isso mesmo?) é oque te dará a certeza dessa vitória que ja está por vir.. Você é e sempre foi muito admirada por mim e agora muitooo mais um exemplo de força, de mulher guerreira.. Me orgulho muito de Você ..e de ter feito parte da sua vida e claro da sua história.
    E que a esse blog lindo dê muita força e coragem a todos que passam pelo mesmo tratamento e a nós que te acompanhamos mesmo a distância mas com orações e boas vibrações.. Amu VC .. #tmjlili

    Gostar

    • Olá, Aline.
      Sim, o oncologista cessou o Zoladex após as quimios. Ao todo minhas injeções foram aplicadas assim:
      1 injeção de 3,6 mg no 1º dia de quimio (que ficaria ativo no meu corpo por 1 mês);
      1 injeção de 10,8 mg após 30 dias da 1ª aplicação do Zoladex (essa injeção já tinha o efeito por 3 meses);
      1 injeção de 3,6 mg após 90 dias da última aplicação de Zoladex (como essa tinha o efeito de 30 dias e minha última quimio seria exatamente dali a 30 dias, essa foi minha última aplicação de Zoladex).
      Hoje, após mais de 3 meses sem aplicar Zoladex e após mais de 2 meses sem quimio, minha menstruação ainda não veio!
      Espero ter conseguido te ajudar…
      Um beijo e obrigada pelo seu comentário.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s